Quem somos

O Instituto Esporte Mais (IEMais) é uma ONG cearense fundada em 2014, que usa intencionalmente o esporte, a atividade física, os jogos e as brincadeiras para o desenvolvimento humano e social de crianças, jovens e mulheres, se destacando pelo trabalho de formação de professores de educação física e esportes, pelo empoderamento de meninas e mulheres através do futebol e pela realização de festivais e competições adequadas pedagogicamente.

Nossa Missão: Promover o desenvolvimento humano e social por meio do esporte e o empoderamento de meninas e mulheres.

Nossos Valores: Paixão pelo que fazemos; Criatividade e vanguarda; Transparência em tudo, com todos; Valorização das pessoas.

O que fazemos:

  • Programas e projetos de desenvolvimento humano e social através do esporte.
  • Empoderamento de meninas e mulheres sobre seus direitos, utilizando o esporte como ferramenta.
  • Competições esportivas inclusivas e adequadas pedagogicamente para crianças e jovens. 
  • Formação continuada de professores de educação física, treinadores, educadores sociais e gestores esportivos para o desenvolvimento humano e social através do esporte.


Território de atuação: O Instituto Esporte Mais tem atuação de alcance em todo o Brasil e a comunidade dos países de língua portuguesa, bem como países da Ámerica do Sul, através de cursos, conteúdos online, parcerias e ações em redes. Os projetos de atendimento direto são realizados nas regiões mais vulneráveis de Fortaleza.

O principal projeto de atendimento direto do IEMais, o  TGA – Futebol pela Igualdade, acontece no bairro José Walter, que concentra comunidades com baixos índices de desenvolvimento humano. Segundo o relatório do Plano Plurianual 2020-2040 de Fortaleza, o bairro sofre com brigas de gangues e má utilização dos espaços públicos, o que dificulta o acesso ao esporte e a outros serviços sociais.

Sustentabilidade: O IEMais é uma ONG de pequeno porte financeiro que atualmente tem como principais fontes de financiamento as Leis de Incentivo ao esporte, doações de pessoas físicas, parcerias e prestação de serviços, como a formação de professores e o monitoramento e avaliação de projetos sociais esportivos. Nos últimos dois anos, nossa receita foi de cerca de R$ 430 mil (Balanço Financeiro abaixo). Conheça nossos  Projetos, doe para a nossa Missão ou contrate nossos Serviços.

Reconhecimentos e homenagens públicas:

  • 2019: homenagem da Câmara de Vereadores de Fortaleza pelos 5 anos de serviços prestados à comunidade Fortalezense.
  • 2018: tendo em vista a boa execução dos projetos de Protagonismo Juvenil, o instituto foi convidado pela Coordenadoria de Juventude para participar da reunião de Avaliação dos Projetos Beneficiados pelo BID para compartilhar as experiências da instituição.

2017: homenagem da Câmara de Vereadores de Fortaleza pelo Dia Internacional de Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz.

Prêmios, conquistas e certificações:

  • 2020: seleção da nossa presidente, Daiany França, para o 92Y Ford Motor Company Fund International Fellowship.
  • 2020: seleção da nossa coordenadora geral, Jessyca Rodrigues, para a Falcons University, da ONG Gerando Falcões, do empreendedor social Edu Lyra.
  • 2020: seleção para o VOA da Ambev, um dos principais programas de mentoria e capacitação em gestão para ONGs do Brasil.
  • 2020: seleção para o Bancorbrás Social (Edição Fortaleza e João Pessoa).
  • 2020: seleção do nosso professor Régis Avelino para o Programa de Intercâmbio Brasil – Estados Unidos, da Iniciativa Internacional de Programas Esportivos (ISPI).
  • 2019: nossa presidente Daiany França foi eleita uma dos 20 brasileiros para o programa Jovens Líderes das Américas (YLAI) de 2020, promovido pelo governo dos Estados Unidos.
  • 2018: representante brasileiro no 2018 International Instructors Course, realizado na Alemanha pelo German Federal Ministry for Economic Cooperation and Development (BMZ), com representantes de outros 15 países.
  • 2017: a presidente do IEMais, Daiany França, foi eleita para o GASC – Grupo Assessor da Sociedade Civil da ONU Mulheres Brasil, para colaborar com experiências e agendas temáticas.
  • 2017: certificação da tecnologia social “Sport For Development”, que inclui a metodologia Treino Social, no âmbito do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social.
  • 2016: vencedor do Prêmio “Mais Esporte Brasil” da REMS com financiamento do PNUD (Programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento).
  • 2015 e 2017: contemplado no Edital de Protagonismo Juvenil da Coordenadoria de Juventude de Fortaleza com financiamento do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, conquistando no segundo ano o 1º e 2º lugar na linha de projetos esportivos.

Diretoria e Conselho

Fundadora e Presidente
Daiany França Saldanha
Tesoureira

Gioconda Paula
Secretária

Manuella Saldanha
Conselho Fiscal

Carolina Nascimento
Luciana Fialho
Odeli Lima
Coordenadora geral

Jessyca Rodrigues Lopes
Coordenadora de projetos

Patrícia Távila

Transparência

Relatório de atividades 2019
ESTATUTO SOCIAL E ATAS
Balanço FINANCEIRO
iemAIS 2018
IEMAIS 2017
IEMAIS 2016
IEMAIS 2015
IEMAIS 2014

Publicações e materiais

Livro Projetos Sociais para Crianças e adolescentes

Organizado pelos professores Daiany França Saldanha e Ricardo Hugo Gonzalez, o livro reúne 17 capítulos que contam a história e resultados de projetos e experiências no Brasil e países da Europa, Ásia e África. A obra está dividida em quatro partes: 1. Escopo dos projetos sociais; 2. Projetos para o desenvolvimento humano; 3. Esporte pela Mudança Social; e 4. Empoderamento de Meninas e Igualdade de Gênero. Disponível aqui.

MANUAL do treino social

O Instituto Esporte Mais é uma das organizações que compõem o Grupo de Trabalho de disseminação do método pedagógico brasileiro conhecimento como Treino Social. Para quem deseja aprender o método, há dois manuais disponíveis para consulta: “Treino Social 6-13 anos” – destinada ao público que ensina esporte para crianças entre 6 e 13 anos; e “Treino Social 14+” – destinada ao público que ensina esporte para adolescentes e jovens a partir de 14 anos de idade. Disponível aqui.

Futebol Colaborativo e Solidário: Guia de Experiências 2015

A publicação, realizada pela ONG paulistana Ação Educativa com o apoio do Instituto Esporte Mais, Centro de Referência do Futebol Brasileiro e Museu do Futebol, fez um levantamento de práticas solidárias e colaborativas de futebol e cultura ao redo do Brasil. Foram reunidas experiências de dois encontros de Futebol e Cultura, realizados em 2014 e 2015. Disponível aqui.