Quem somos: Instituto Esporte Mais (IEMais)  é uma ONG cearense fundada em 2014, que usa intencionalmente o esporte, a atividade física, os jogos e as brincadeiras para o desenvolvimento humano e social de crianças, jovens e mulheres, se destacando pelo trabalho de formação de professores de educação física e esportes, pelo empoderamento de meninas e mulheres através do futebol e pela realização de festivais e competições adequadas pedagogicamente.

Nossa causa: Promoção do desenvolvimento humano e social por meio do esporte e o empoderamento de meninas e mulheres.

Nossos valores: Paixão pelo que fazemos; Criatividade e vanguarda; Transparência em tudo, com todos; Valorização das pessoas.

O que fazemos:

  • Programas e projetos de desenvolvimento humano e social através do esporte.
  • Empoderamento de meninas e mulheres sobre seus direitos, utilizando o esporte como ferramenta.
  • Formação continuada de professores de educação física, treinadores, educadores sociais e gestores esportivos para o desenvolvimento humano e social através do esporte.

Território de atuação: O Instituto Esporte Mais tem atuação de alcance nacional, através de cursos, conteúdos online, parcerias e ações em redes. Os projetos de atendimento direto são realizados nas regiões mais vulneráveis de Fortaleza.

O principal projeto de atendimento direto do IEMais, o TGA – Futebol pela Igualdade, acontece no bairro José Walter, que concentra comunidades com baixos índices de desenvolvimento humano. Segundo o relatório do Plano Plurianual 2020-2040 de Fortaleza, o bairro sofre com brigas de gangues e má utilização dos espaços públicos, o que dificulta o acesso ao esporte e a outros serviços sociais.

Reconhecimentos e homenagens públicas:

  • 2019: homenagem da Câmara de Vereadores de Fortaleza pelos 5 anos de serviços prestados à comunidade Fortalezense.
  • 2018: Tendo em vista a boa execução dos projetos de Protagonismo Juvenil, o instituto foi convidado pela Coordenadoria de Juventude para participar da reunião de Avaliação dos Projetos Beneficiados pelo BID para compartilhar as experiências da instituição.
  • 2017: homenagem da Câmara de Vereadores de Fortaleza pelo Dia Internacional de Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz.
  • 2017: a presidente do instituto, Daiany França, foi eleita para o GASC – Grupo Assessor da Sociedade Civil da ONU Mulheres Brasil, para colaborar com experiências e agendas temáticas.
  • 2015 e 2017: contemplado no Edital de Protagonismo Juvenil da Coordenadoria de Juventude de Fortaleza com financiamento do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, conquistando no segundo ano o 1º e 2º lugar na linha de projetos esportivos.

Prêmios e certificações:

  • 2017: certificação da tecnologia social “Sport For Development”, que inclui a metodologia Treino Social, no âmbito do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social.

2016: vencedor do Prêmio “Mais Esporte Brasil” da REMS com financiamento do PNUD (Programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento).