Projetos

Iniciativas e Projetos Ativos
TGA – Futebol pela Igualdade

Realizado desde 2015, o projeto oferta aulas de futebol e futsal para meninas e mulheres de 6 a 35 anos, promovendo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, o protagonismo e o bem-estar. Mais de 830 meninas e mulheres já foram atendidas através do TGA, que também realiza cursos de aperfeiçoamento profissional e projetos de vida, seminários de futebol feminino e torneios esportivos.

Festivais da Bola

É a maior competição cearense adequada pedagogicamente para crianças e jovens. Em 2019, os festivais tiveram a participação de 1.200 atletas, divididos em 7 categorias, com inclusão de meninas através das equipes mistas e categorias exclusivas para mulheres no sub20 e aberto. Além dos jogos, o projeto também realiza atividades culturais, como rodas de capoeira, oficinas de grafite e rodas de conversa sobre conversação do patrimônio público e meio ambiente.

Esporte e Socioemocionais

Criamos uma Plataforma de Esporte e Competências Socioemocionais com e para professores de educação física e esportes, para o compartilhamento de conteúdos e experiências sobre o desenvolvimento de competências socioemocionais através do esporte e da educação física. A plataforma é atualizada periodicamente e tem acesso público e gratuito. Professores de todo o Brasil podem contribuir com materiais de diversos formatos e tipos, como textos, artigos, dicas, modelos de aulas prontas, capítulos de livros, vídeos, fotos e podcasts.

Treino Social

Formação e Certificação de treinadores de crianças e jovens. O Instituto Esporte Mais integra o Grupo de Trabalho nacional do método e é a organização representante para a região Nordeste. Já certificamos e capacitamos mais de mil professores, educadores e treinadores em todas as regiões do Brasil e em Moçambique.

Escola de Educadores

Apoiamos e promovemos a formação continuada de professores de educação física e esportes através de capacitações, compartilhamento de conteúdos e informações relevantes e atuais. Na Escola de Educadores, secretarias, escolas particulares, ONGs e grupos de professores podem contratar nossos cursos online e presenciais, mentorias individuais e coletivas, intercâmbios educacionais no Brasil, Moçambique, Alemanha e outros países onde temos parceiros, criação e desenvolvimento de programas de formação de professores e planejamento e aplicação de programas de aprendizagem socioemocional através do esporte.

Iniciativas e Projetos Inativos

Nhanduti Esporte em Rede

“Nhanduti Esporte em Rede pela Igualdade de Gênero” foi realizado em julho de 2016 pelo IEMais em parceria com o Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte – PRODHE, e atendeu 55 educadoras e educadores e 164 crianças, adolescentes e jovens nos municípios cearenses Morada Nova, Fortaleza e Sobral (Ceará).

O projeto foi um dos vencedores do Edital Mais Esporte Brasil, promovido pela REMS – Rede Esporte pela Mudança Social Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD Brasil.

Futebol de Rua

O “Futebol de Rua: contra a violência que mata a juventude fortalezense” difundiu a metodologia do Futebol de Rua nas periferias de Fortaleza como forma de promover a Cultura de Paz, a formação de lideranças juvenis e a mediação de conflitos numa perspectiva cultural e dos direitos humanos.

O projeto aconteceu em 2016, foi apoiado pela Coordenadoria de Juventude de Fortaleza, BID e Rede Sócio Esportiva de Inclusão e contou com a participação de 107 adolescentes e jovens, a maioria negros.



Softbol pela Igualdade

Realizado em parceria com a Associação Cearense de Beisebol (ACB) e com apoio da Secretaria do Esporte e Juventude do Ceará (SEJUV) e da organização internacional Project Baseball, o projeto “Softbol pela Igualdade” tinha como missão o empoderamento de 75 meninas de 8 a 18 anos através do esporte.

Além do ensino do esporte, o projeto também previa o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, intercâmbio cultural, cursos e bolsas de estudos para as participantes.


Embaixadores Comunitários Nike

Programa da Nike que inspira e capacita os funcionários de factory store/outlet e dos escritórios para atuarem como voluntários, impactando positivamente as comunidades onde vivem e trabalham.

Em Fortaleza, o IEMais foi uma das organizações parceiras da Nike nesse programa, que recebeu embaixadores comunitários no projeto “TGA – Futebol pela Igualdade”, especialmente no núcleo do José Walter. Os voluntários também participaram de reuniões de planejamento e formação.